top of page

BIOGRAFIA DO AUTOR

  • Facebook App Icon
  • Instagram App Icon
  • Twitter App Icon

 

                                MINI BIOGRAFIA DO PROFESSOR FRANCISCO ALVES


Nasceu em Inhussu - São Benedito logo aos 3 anos de idade aprendeu a ler e escrever mas infelizmente só teve condições financeira de frequentar a escola somente aos 7 anos de idade até porque estava chegando a capital Fortaleza com 4 anos de idade com seu corpinho raquítico, seu rostinho não muito lindo, mas sua cabecinha obesa de inteligênciaeconhecimentos, com 5 anos de idade lia jornais para os seus pais e também aos 5 anos diagnosticou um medicamento para a cura de uma doença que sentia daí o apelido de "Doutor" com 7 anos indo a escola pela 1ª vez causou grande espanto na escola tendo que ser remanejado direto para o 1º ano,  já que a carta de ABC ele já sabia toda de cor e salteado, como se dizia, na época.

Com seis meses de escola no 1º ano mais uma vez a escola viu sua evolução e avanços em todos os sentidos, remanejou - o para uma 2ª série, cheio de problemas familiares e financeiro devido seu pai viajar muito, sua família em número de 13 pessoas e somente a mãe trabalhando para sustentar e educá-los,teve uma pausa em seus estudos regulares, passando o seu irmão mais velho Pedro Neto a ensiná-lo e orientá-lo em muitos aspectos.

Com aproximadamente 12 para 13 anos voltou a escola em um semi-internato chamado de Instituto Cristo Rei na Avenida Bezerra de Menezes na Capital Fortaleza onde cursou a 3ª série sendo aprovado com a melhor nota de desempenho da escola dali conduzido por uma das professoras que custeou seus estudos na Catedral da Sé próximo ao Mercado Central também em Fortaleza, ali cursou também com muito destaque a sua 4ª série do 1º grau dali por indicação de amigos da Professora "melhor que já teve" Fátima que residia no Bairro da Aldeota era transferido para uma escola Particular O Ginásio Dom Bosco situado na Rua 24 de Maio próximo a Praça José de Alencar no interior da Escola Fênix Caixeralessa tendo ido a falência,O Ginásio Dom Bosco ficaria sem lugar de funcionamento e o pior acontecia; houve um incêndio e queimou toda a papelada ficando assim sem nem uma comprovação escolaridade de 5ª e 6ª série que cursara em regime de Supletivo já com 17 para 18 anos de idade.

houvemais uma parada brusca nos seus estudos, desta vez para trabalharna  necessidade de ajudar aos pais, andava  por 4 cantos de Fortaleza no percurso da Aldeota a Caucaia a pé circulando por todas as empresas e nada de emprego, Um belo dia, matriculou-se num supletivo para não ficar totalmente ocioso, para exercitar seus conhecimentos ali a professora lhe fizera substituto, onde trabalhou lecionando gratuitamente durante o período de 2 anos (1978 e 1979 ), já no ano de 1980 viajou para a passeio para o Interior (Serra Grande) no Município de Campo Grande,hoje ‘Guaraciaba do Norte’ no Estado do Ceará, não permanecendo por muito tempo por não se adaptar na época ao tipo de alimentação quente, adoecera (desidratação intestinal) voltando a capital, desta vez conseguindo emprego nas empresas de ônibus Expresso Timbira e Empresa São Vicente de Paula trabalhando de cobrador no total de 15 linhas de ônibus não durando muito tempo por problema de sono pois o emprego era muito puxado.

Nos meios dos anos 70 e 80 viajava para o Rio de Janeiro onde trabalhou como Jornaleiro por três anos no Bairro de Copacabana, Leblon e Ipanema de lá partindo para Brasília onde gerenciou 6Box de Supermercado SAB (Superintendência de Abastecimento de Brasília) de Jornais e Revistas, plantas e flores, conheceu Bahia, Belo Horizonte e Minas Gerais passando alguns dias.

Já no ano 1981 novamente veio a Guaraciaba do Norte com toda a família por influência da sua irmã (Moça) que já algum tempo já residia no interiordo município  na localidade de Porteiras , com pouco tempo mudou –se com sua irmã para a Várzea Redonda ambas localidades  de Várzea dos Espinhos.

No início de 1983 foi convidado pelo Vereador Valdemiro Martins para trabalhar na Escola de Educação Rural (CERU) por indicação da Professor Maria Heloiza (Dona Luizinha), lá iniciou seu trabalho no magistério lecionando na 4ª série do 1º grau, no ano seguinte iniciava então ensino Língua Inglesa e o ensino da Educação Física masculino e feminino apesar do seu pouco estudo a comunidade sempre confiou na sua metodologia e suas técnicas de ensino, como amigo da comunidade foi conquistando espaço no gosto da população até que chegava a Secretário e Coordenador da Escola, sempre se aprimorando, se capacitando, se qualificando tecnicamente mas nada de graduação superior.

No ano de 1997 fez seu primeiro concurso sem ao menos ter concluído seu ensino fundamental, já que o Município de Guaraciaba se negou a ajudá-lo a retomar seus estudos passou em 3º lugar na época e hoje sendo o 1º colocado já que nem o 1º nem o 2º trabalha na escola pela qualse fez o concurso.

Com exigência da LDB o município fez parceria com o governo federal e investiu em Turmas de PROFORMAÇÃOque viriaatender as exigências da Lei concluindo junto com um Curso de Educação Infantil no ano de 2001, depois concluiu um curso deExtensão e Gestão (PROGESTÃO) capacitando – se  para Coordenar a Escola. Já no ano de 2001 acontecia o 2º concurso já bem preparado orientava seus colegas dando dicas e monitorando turmas na Disciplina de português para a realização do evento.

Somente no ano de 2012 após exatamente 29 anos de magistériograduou –se em História pela Universidade Cristo Rei do Piauí (Curso Coordenado pela Diretora da EEIF. Silvestre de Mesquita Fátima Maria Sousa Feitoza pelo IESB)  , tendo uma vida inteira de exercício da profissão na Língua Inglesa onde investiu em vários cursos áudio visuais. Fazendo sua Pós - graduação em Informática e Comunicação na Educação na Universidade Cândido Mariano,concluiu diversos cursos técnicos de Manutenção, Montagem e Reparos em Computadores, curso de Rede, Cursos de informática Photoshop, Excel, Word, Power point etc.

Teve toda a sua vida dedicada a família casou – no ano de 1983, buscando  sempre o caminho de Deus pela compreensão, solidariedade e amor ao próximo, não congregando mas mantendo sua fé viva em cada momento de eterna gratidão por todas as realizações e pela vida.

 

 

                                                                           

                                                               Texto preparativo

                                                      para Vericação de conhecimentos  

                                       sobre o Município de Guaraciaba do Norte - Ceará 

 

 

                                                                                              

                                                                                     

 

 

 

 

 

 

                                                  Guaraciaba do Norte: O pico do Ceará

O município de Guaraciaba do Norte situa-se na Serra da Ibiapaba, no estado do Ceará. Limita-se com o estado do Piauí e os municípios de São Benedito, Reriutaba, Ipu, Croatá, Carnaubal e Graça.

A cidade dista da capital em linha reta, tem 252 Km e pela rodovia, 320 Km.

É de 903 metros a altitude na sede municipal, sendo a cidade mais alta do estado Ceará.

A população é de 38.529 habitantes(densidade demogáfica: 65,52h./Km²), , tem uma área de 611,46 Km², o bioma é a caantiga.

                                                           A  origem do povoamento de Guaraciaba do Norte

A sede de Guaraciaba do Norte, por razões geográficas e históricas, é o único aglomerado do planalto da Ibiapaba, embora tenha tido a presença de alguns índios tabajaras, que não teve sua origem tipicamente indígena.

Os primeiros habitantes a se fixarem na região foram fazendeiros do sertão, atraídos pelas condições favoráveis à prática da pecuária e a lavoura de subsistência.

“ A cidade é um pequeno e bucólico recanto de águas frigidíssimas, terras fertéis e clima maravilhoso, privilegiada de paz e descanso para seus habitantes e visitantes.

                                                                       Topônimos de Guaraciaba do Norte 

A localidade já foi denominada através  dos tempos de Campo Grande, Rua Nova, Rua Nova do Campo Grande, Vila Nova d’El Rei, Inhucú e finalmente Guaraciba do Norte.

O nome Campo Grande vem de Inhuçú, de origem tupi, que significa fértil planície da região.

Guaraciaba, também de origem tupi é a alteração de Coaracy e aba: guara o “Sol” e aba “cabelos”.

                                                                                Processo Histórico Local

O município de Guaraciaba do Norte foi criado pelo alvará de 12 de maio de 1791 com o nome de Vila Nova d’El Rei, com sede no antigo povoado de Rua Nova do Campo Grande. A vila foi instalada pelo Ouvidor Manuel de Magalhães Pinto e Avelar de Barbedo, que deu posse à primeira câmara de vereadores, cujo primeiro juiz ordinário foi Antônio Barbosa Pinheiro. Em 1796, passou a se chamar Campo Grande.

O país dos Mourões

Os primeiros anos de Guaraciaba do Norte foram bastante turbulentos pela presença rude e malfazeja de componentes da família Mourão, um clã muito famoso pela praxe da violência.como bem frisa Nertan Macêdo, no “Bacamarte dos Mourões”. Na verdade, o país dos Mourões era a Serra Grande, o chapadão da Ibiapaba.

Um dos fatos mais marcantes e lamentáveis ocorridos nos primeiros anos, foi o assassinato do Capitão Antônio Barbosa Ribeiro, em 1794.

                                                                           A transferência da sede para Ipu

Pela lei nº 200, de 26 de agosto de 1840, a sede do município foi transferida para Ipu. Revogada esta lei por outra de número 230, de 12 de janeiro de 1841, foi criada a Vila Nova do Ipu Grande, ficando o Campo Grande reduzido a simples povoado.

Em faces destas constantes mudanças, ambos os municípios tiveram inúmeros prejuízos.

                                                                               Restauração do Município

¡  O município foi restaurado a 3 de dezembro de 1877, pela Lei nº 1.798 e reinauguração da vila, com a eleição da nova câmara municipal, se deu a 9 de janeiro de 1883, tendo como presidente Aureliano Afro de Carvalho.

¡  A elevação à categoria de cidade deu-se a 20 de dezembro de 1993, por força do decreto nº 448.

Formação Judiciária

¡  Guaraciaba tornou-se sede de comarca criada pelo Decreto n.º 26ª, de 8 de julho de 1890. O Decreto n.º 196, de 5 de junho de 1891, porém a suprimiu, tornando-se simples termo da comarca de Viçosa do Ceará.

¡  O Decreto n.º 206, de 6 de junho de 1931, transfere o termo para comarca de Ipu, porém o Decreto n.º 1.271, de 29 de maio de 1934, anexou-0 à comarca de São Benedito.

¡  Atualmente, Guaraciaba é sede de comarca.

                                                                                              Divisão Eclesiástica

¡  A paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Guaraciaba do Norte foi criada pela Lei n.º 2.125, de 25 de outubro de 1986, quando se separou da freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, com sede na Matriz de São Gonçalo, e canonicamente instituída pela Provisão de 19 de de junho de 1888, firmada pelo então Bispo do Ceará, Dom Joaquim José Vieira.

 

 

                                                                                   Os Primeiros Residentes Guaraciabenses

O primeiro sítio de lavoura e pecuária organizado na região do Campo Grande foi o de Domingos Ferreira Chaves e sua mulher Maria Dias. Este foi o primeiro casal branco, de que se tem conhecimento, a fixar residência  e manter lideranças naquelas cercanias ainda semi-desertas.

Antes de ser cidade, Guaraciaba do Norte teve 13 padres e 2 freis. Após a construção da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, foram registrados vários vigários. O primeiro padre foi  Pe. Bernadino de Oliveira Memória.

Constituição do Município

O município de Guaraciaba do Norte é constituído, além da sede  por cinco distritos: Várzea dos Espinhos, Martinslândia, Morrinhos Novos, Mocambo e Sussuanha.

                                                                                  Distrito de Martinslândia

Ø O distrito de Martinslândia fica à 22Km da sede do município. Pela lei municipal n.º 531, de 3 de junho de 1992, se torna distrito. O nome tem origem na família Martins, muito numerosa no lugar. Quando ainda, povoado foi construída a capela local, tendo como padroeira a Virgem dos Pobres. Sua construção se deu pela influência do patrono do lugar João Batista Ribeiro, que cedeu o terreno. A primeira missa foi celebrada por Monsenhor Antonino. A escola local, que leva o nome dele, e o posto de saúde também foram construídas em terras doadas por ele.

 

                                                                            DISTRITO DE VÁRZEA DOS ESPINHOS

O Distrito de Várzea dos Espinhos está situada geograficamente ao Norte com a localidade de Palmeira ao Sul com a Vazante – Município de Croata, ao Leste com o Distrito Martinslândia e a Oeste com o município de Morrinhos, está a 18 Km da Sede Guaraciaba do Norte – Ceará e os mesmos 18 km distante do Município de Croatá que fora desmembrado, a cerca de 14 km da localidade de Barra do Sotero, aproximadamente 35 km da Cidade de Carnaubal, aproximadamente 8 km da divisa de Santana município de Ipu. Possui hoje uma vegetação bastante irregular por existir a prática irregular de cortadores de madeira e lenhas, a vegetação na grande parte de sua extensão é de semiárido com uma fauna bastante escassa também por motivo de caças predatórias de todos os tipos de seres vivos existentes no ecossistema.

                O clima é seco e úmido com a presença de 3 meses de ventos com a variação de velocidade entre 30 a 50 km / h nos meses de Agosto , setembro e outubro, quando temperatura noturna tende a esfriar razoavelmente. Com o clima favorável a economia da agricultura, horticultura e pecuária que anos atrás fazia a riqueza da economia. O Distrito de Várzea dos Espinhos já foi bastante produtivo o que hoje não acontece por conta do aumento de rendas do Governo Federal e seu assistencialismo vicioso. Os produtos cultivados é o feijão, mandioca, milho que já tiveram seus ápices, manga, coco, caju entre outros. Os produtos que hoje dominam a economia da classe menos favorecida e que se observa crescimento na melhoria das condições de vida de uma pequena massa da população é a plantação de verduras, aproveitando o percurso do Rio Piau que atravessa por toda a sua extensão, para irrigação das fruti-horticulturas.

A população tem crescido lentamente, hoje se tem o crescimento vegetativo mais racionalizado já que um trabalho de planejamento vem sendo executado pelos PSFs do Município, conta se com cerca de aproximadamente 10 a 11.500 habitantes com uma densidade demográfica bastante baixa em relação a densidade do Estado e do Município. A Educação tem crescido a longos passos, já contou com duas escolas do Estado. Um Centro de Educação Rural para profissionalização agrícola e outra para o ensino regular e devido a carência A Escola profissionalizante transformou-se no que é hoje a Escola Silvestre de Mesquita que conta com as modalidades de Ensino da Educação Infantil à Curso Superior com laboratórios de Informática, Quadra de Esportes e uma excelente estrutura funcional e um excelente quadro de profissionais. Conta com um comércio relativamente satisfatório, já que possui Supermercados, Farmácias, Salões de cabelereiro, Lanchonetes, Padaria e Confeitaria, oficinas para reparos de bicicletas, motos e carros, bares e pontos de visitações Pedra do Letreiro no cume da montanha principal, barragem, Estádio, Posto de Gasolina e uma Igreja recém-construída.

É um distrito de pessoas hospitaleiras, pacatas, culta, mas muito simples, suas ruas são quase na sua totalidade, de calçamentos possui sistema de água e esgoto e tem poços com vazões muito potentes chegando nos anos de escassez a suprir o Município de Ipu e Guaraciaba Sede com suas águas através de carros pipas. A Educação do Distrito conta com professores em sua maioria do próprio Distrito com excelentes formações em suas áreas de atuações, a Escola é a 2ª maior do Município com qualidade invejável de desenvolvimento educacional, cultural e social.

 

                                                                                      Casa dos Escravos

v Localizado no sítio Tamboatá a 1 km da sede de Guaraciaba do Norte. que segundo informações do Sr. Francisco Torres Lemos, pertenceu ao Dr. Floro Bartolomeu, de Juazeiro do Norte. Aliado político do Pe. Cícero e, lá, hoje se encontra uma das casas mais antigas do Município, que pela narrativa de Antonio Bezerra, leva-nos a entender ter pertencido ao Pe. Manoel Pacheco Pimentel. 
Construído no século XVIII, encontra-se disponível ao público durante todo o dia. No seu interior ainda existem vestígios dos maus tratos feitos aos escravos da época.
O casarão é conhecido como CASA DOS ESCRAVOS, devido os relatos de alguns moradores e vizinhos. Por avistarem negros trabalhando de maneira escrava e sendo mortos e enterrados no mesmo local. Contam que o porão servia de local de tortura e cemitério para os negros que desrespeitavam seus patrões.

 

                                                                                     Aspectos Econômicos

¡  Na economia, Garaciaba do Norte destaca-se como grande produtora de produtos alimentícios, em especial a horticultura com tomate, repolho, além de café, banana, mandioca e feijão. A produção de açúcar também pode ser destacada, com as indústrias de beneficiamento associadas. O setor industrial atua na área de bebidas, produtos alimentícios, químicos, minerais, metalurgia, madeireira e de vestuário.

O PIB(Produto Interno Bruto) é de R$ 118.602.

                                                                                          Hidrografia

O rio Piau banha e alimenta as fertilíssimas terras do município. Nasce no sítio Bananeira a quilômetros da cidade, em direção do nascente e vai até Croatá, em rumo a sudoeste, onde se junta ao Inhuçu e ambos deságuam no rio Poti.

Aspectos Religiosos

A religião predominante é o catolicismo, mas é significativo as igrejas protestantes: Assembleia de Deus, Igreja de Deus, Igreja Batista, Testemunhas de Jeová, Adventista do Sétimo Dia, Igreja Universal do reino de Deus, Reconstruir em Cristo, Igreja da Graça e Congregação Cristã do Brasil.

¡                                                                                      Festas  Religiosas:

¡  Guaraciaba : Festa de Nossa Senhora dos Prazeres;

¡  Sussuanha: Nossa Senhora da Saúde;

¡  Morrinhos: São Francisco;

¡  Várzea dos Espinhos: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;

¡  Martinslândia: Virgem dos Pobres;

¡  Mucambo: São João Batista.

Aspectos Culturais

q Há festejos de caráter religioso e também de cunho folclórico. Dos primeiros, se destacam a procissão de pessoas na véspera da Semana Santa, Senhor Morto e Ressurreição, na Semana Santa, Procissão do Santíssimo(dia 20 de junho e finalmente, comemora-se dia 15 de agosto com solene procissão a Festa da Padroeira.

q Na parte folclórica se destaca a Festa do Chitão, o Reisado e outras festas populares.

                                                                                          Bandeira Municipal

Guaraciaba do Norte tem uma bandeira, cujos símbolos representam a agricultura da época, que era em grande estilo. Nela tem representados o café e a cana-de-açúcar, as cinco estrelas representam os cinco distritos. Foi criada na administração do prefeito Elisiário, em conjunto com o professor Barreto e membros da sociedade.

Hino de Guaraciaba do Norte

A lembrança saudosa do dia

Esta data festiva convida

Guaraciaba se encontra hoje em dia

Sobre a bênção da Virgem Maria

Hoje os leques de teus coqueirais

Farpalhando aos caprichos do vento

Irmanados aos teus cafezais

Compartilham também deste evento.

Vila Nova d’El Rei foi a terra

Que a vontade divina escolheu

Para ser o mais alto da serra

A cidade mais perto do céu.

Campo Grande as esbeltas palmeiras

Coroadas de névoas estão

Recordando contigo as primeiras

A alegria do teu coração

A semente plantada no chão

Deste solo fecundo floresce

Eis a terra de mais vocação

De mais padres no campo da messe

Guaraciaba do norte tua gente

Numa prece de amor hoje emplora

Que tu sejas de novo e somente

Dos prazeres de Nossa Senhora.

Guaraciaba do Norte e Poesia

 

Com esses versos e rimas

Falo do passado e memória

Eu falo de Guaraciaba

Do município, da trajetória

Da origem, da criação

Dolugar e população

Mais de duzentos anos de história.

 

Guaraciaba do Norte

Fica a 320 Km da capital

Com Croatá, São Benedito e Graça

Piauí, Reriutaba e Carnaubal

E assim se faz divisa

Com o verde se organiza

Da floresta ao babaçual.

 

Vamos conhecer Guaraciaba

Aqui neste documento

Vamos ver a sua história

Desde o seu nascimento

Cidade religiosa

Bonita e gloriosa

Com dor e sofrimento.

Nossa Senhora dos Prazeres

É a padroeira do lugar

Na Serra da Ibiapaba

Vem a se localizar

Com alta altitude

E povo de virtude

No estado do Ceará.

 

O nome é indígena

De clima bem legal

Significa mulher loura

De beleza sem igual

Todo mundo trabalha

E pros índios Tabajaras

O Inhuçu era seu local.

 

Rua Nova seu primeiro nome

Venho a lhes dizer

Vila Nova e Campo Grande

Nas forças do poder

E a primeira população

Veio lá do sertão

Para aqui viver e morrer.

 

 

No dia 12 de maio

Guaraciaba aniversaria

Comemorando a sua luta

Com muita alegria

Com a festa do Chitão

Diversão e oração

Reisado e poesia.

 

O rio Piau banha a terra

Para sermos bem precisos

A religião é católica

È um povo de juízo

Anda de carro, moto e bicicleta

Com fauna e flora repleta

Uma cidade, um paraíso.

 

Vou falar da natureza

Esse problema popular

As matas estão devastando

Aqui nesse lugar

Vamos punir aqueles que erra

E cuidar da nossa terra

Pra vida preservar.

 

Eu aqui falei de Guaraciaba

Descrevi sua vida

Falei o mais importante

Fiz a a obra resumida

Mas com o suficiente

Pra renascer na gente

Essa cidade tão querida.

 

Pra fazer esses versos

Pedi a Deus uma luz

Pra ele me  ajudar

Em algo que me seduz

Para cumprir meu papel

Divulgar meu cordel

Obrigado Jesus!

Eu falei de Guaraciaba

Com enorme clareza

Eu falei do seu povo

De grande beleza

E como um bom serrano

 

Meu nome é Fabiano

De Martinslândia com proeza.

                                                                   Autor: Fabiano Martins

 

 

Referências Bibliográficas:

Mapeamento Cultural.www.guaraciabadonorte.ce.gov.br

LIRA, José Luís. Algum Poema? Fortaleza: Ed. Do autor, 2009.

ARAÚJO, Francisco Sadoc, Pe.História Religiosa de Guaraciaba  do Norte.Fortaleza: IOCE, 1988.

LiIRA, José Luís. Ontem Campo Grande, Hoje Guaraciaba do Norte. Fortaleza, 1999.

MACEDO, Nertan. O Bacamarte dos Mourões. Fortaleza: Inst. Do Ceará, 1966.

FERRO, Aderson. O dedo de Deus. Fortaleza: Minerva, 1904.

LOBO,João Miguel da Fonseca. Fragmentos de Philosophia Natural e Especulativa. Lisboa: Annuario Commercial, 1909.

Livro de Tombo da Paróquia de N. S. dos Prazeres.

BEZERRA, Antônio. In: Notas de Viagem. 2. ed. Fortaleza: Imp. Universitária, 1965.

O Levita do Senhor: A vida de Mons. Antonino Soares.

Há cem Anos... Traços biográficos de Mons. Antonino Soares.

Internet, 23:08hs, 01/04/2011.

 

Fabiano Martins 

 

 

 

                                                                           

 

                                                           EXERCÍCIO SOBRE A HISTÓRIA DO CEARÁ

                                                               MUNICÍPIO DE GUARACIABA DO NORTE

 

                                                                      QUESTIONÁRIO  PARA PESQUISA

1. Qual o nome dos fundadotes do município de Guaraciaba do Norte?

2. Quais os nomes que Guaraciaba do Nortejá possuiu?

3. Onde está situado o munic[pio de Guaraciaba?

4. Em que data foi emancipado politicamente Guaraciaba?

5. Quem foi o primeiro orefeito de Guaraciaba?

6. Qual foi o primeiro Distrito de Guaraciaba?

7. Quem é a Padroeira da Cidade de Guaraciaba?

8. Quantos e quais foram os Distritos criados no muic[ipio de Guaraciaba até 1980?

9. Quando Croatá se emancipou e separou - se de Guaraciaba?

10. Como se chamam as pessoas que nascem em Guaraciaba do Norte?

11. Qual a área tottal de Guaraciaba do Norte?

12. Em que data e por quem foi inaugurada a estrada Guaraciaba-Croatá?

13. Quais foram os primeiros Vereadores de Guaraciaba do Norte?

14. Onde está situado o município de Guaraciaba do Norte?

15. Quais os mesees de vento no município?

16. Em que produto é baseada a economia de Guaracoiaba do Norte?

17. Como é o clima de Guaraciaba do Norte?

18. Qual a população atual de Guaraciaba do norte?

19. Quantas escolas possue o município de Guaraciaba do Norte?

20. Desenhe o mapa de Guaraciaba do Norte

21. Pesquise uma planta do Centro de Guaraciado do Norte

22. copie o Hino do município de Guaraciaba do Norte

 

MARQUE A OPÇÃO CORRETA

 

1. A ÁFRICA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS GRANDES REGIÕES:

 a.(     ) África setentrional ou África do norte;             c.(      ) África do norte e África subsaariana

 b.(     ) África subsaariana e África Central                d.(      ) África subsaariana e África setentrional

2 .GANA FOI UM DOS REINOS DO SAHEL. FORMOU- SE A PARTIR DO SÉCULO IV COMO UMA JUNÇÃO DE VÁRIAS VILAS, VILAREJOS E POVOS DA REGIÃO QUE HOJE CONHECEMOS COMO

a.(     ) Mesopotâmia                                           c.(      ) Mauritânia

b.(     ) Gana                                                        d.(      ) Constantinopla

3. A OUTRA CAPITAL, DISTANTE CERCA DE 10 QUILÔMETROS DA PRIMEIRA, ERA CONSIDERADA A CIDADE REAL, NA QUAL HABITAVA O REI E SEUS SÚDITOS. POSSUÍA MESQUITAS, BOSQUES, SANTUÁRIOS DEDICADOS ÀS CRENÇAS TRADICIONAIS DOS ANTIGOS HABITANTES, ETC ERA

a.(      ) Gaba (‘O Bosque’).                        c. (      ) Gara (O Bosque)

b.(      ) Gana (O Bosque)                        d.(       ) Jaba (O Bosque)

4. NO SÉCULO XIII, O MANSA KANKAN MUSA ORGANIZOU UMA COMITIVA PARA IR A MECA, NUMA VIAGEM TÃO GRANDIOSA QUE SE TORNOU FAMOSA NA EUROPA E NA ÁSIA, RENDENDO-LHE O TÍTULO DE

a.(      ) Senhor de Mali                 c.(      ) Rei do diamante

b.(      ) Rei do Ouro                     d.(      ) Senhor do Ouro.

5. NO CAMINHO PARA A CIDADE SAGRADA PASSOU POR DIVERSAS REGIÕES E ACABOU SE ENCANTANDO PELO.................................., SOCIEDADE DA QUAL PROCUROU APROXIMAR SEU IMPÉRIO POR MEIO DOS CONHECIMENTOS DE ARQUITETOS, PENSADORES E JURISTAS EGÍPCIOS, OS QUAIS LEVOU CONSIGO PARA O MALI
a.(      ) Reino de Cuba                 b.(      ) Oriente Médio

c.(      ) Tigre                                 d.(      ) Egito

6. É A DENOMINAÇÃO UTILIZADA PARA DESIGNAR UM CONJUNTO DE TRAÇOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS DE POVOS QUE DESDE O SÉCULO I JÁ SE ESPALHAVAM PELO VALE FÉRTIL DO RIO NÍGER, NA ÁREA FÉRTIL DE FLORESTAS DO CONTINENTE AFRICANO.

a.(       ) Oxalás                            c.(      ) Corumbás

b.(       ) Olaxás                            d.(      ) Iorubas

7.OS CHEFES DOS GOVERNOS AUTÔNOMOS ERAM CONSIDERADOS DESCENDENTES DE ODUDUÁ, SENDO-LHES POR ISSO ATRIBUÍDA UMA ORIGEM DIVINA. ERAM

a.(       ) Os Oxalás                                     b.(      ) Os Corumbás

c.(       ) Os Olaxás                                     d.(      ) Os obás

8. QUANDO NASCIA, A CRIANÇA IORUBA ERA ENCAMINHADA A UM BABALORIXÁ PARA A DETERMINAÇÃO DA DIVINDADE (ORIXÁ) QUE IRIA ACOMPANHÁ-LA E ORIENTÁ-LA POR TODA A VIDA, ADQUIRINDO ENTÃO COMPROMISSOS COM SEU ORIXÁ PROTETOR, COMO SACRIFÍCIOS E OFERENDAS. O BABALORIXÁ ERA UM

a.(      ) Presidente           b. (      ) Sacerdote           c.(      ) Rei                  d.(      ) Governo

9. OS IORUBÁS DEIXARAM MARCAS EM NOSSA LÍNGUA, ALIMENTAÇÃO, FESTAS E MÚSICA, E SE DESTACAM POR SEREM RESPONSÁVEIS PELO SURGIMENTO DA RELIGIÃO

a.(      ) do candomblé                          b.(      ) do protestantismo

c.(      ) do catolicismo                          d.(      ) do ismamismo

10. SUAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES SE REFEREM ÀS RICAS FESTIVIDADES BRASILEIRAS, COMO POR EXEMPLO A CONGADA, NA QUAL É ENCENADA A COROAÇÃO DOS REIS DO CONGO, NUM FOLGUEDO QUE MISTURA DANÇAS AFRICANAS COM ASPECTOS DO CATOLICISMO, COMO AS PROCISSÕES EM HOMENAGEM A SANTOS. ESTOU FALANDO DOS POVOS

a.(      ) Nômades                                    c.(      ) Bantos

b.(      ) Iorubas                                       d.(      ) Orixás

MARQUE A OPÇÃO CORRETA

1. OS FERIADOS E COMEMORAÇÕES NO CALENDÁRIO FAZEM REFERÊNCIA A ACONTECIMENTOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA TANTO MUNDIAL QUANTO DO NOSSO PAÍS. O FERIADO DE 21 DE ABRIL, POR SUA VEZ, É UM FERIADO NACIONAL. ELE RELEMBRA A MORTE DE TIRADENTES, UM MILITAR QUE PARTICIPOU DE UM MOVIMENTO QUE BUSCAVA LIBERTAR A CAPITANIA DE MINAS GERAIS DA COLÔNIA PORTUGUESA EM 1792. O NOME DE TIRADENTES É

 a.(     ) José Joaquim da Silva Xavier                                         c.(      ) Joaquim Xavier José da Silva

 b.(     ) Joaquim José Xavier da Silva                                         d.(      ) Joaquim José da Silva Xavier

2 .EM 1750 FOI CRIADO UM IMPOSTO EM QUE A CAPITANIA DE MINAS GERAIS ERA OBRIGADA A PAGAR A PORTUGAL 100 ARROBAS (1500 QUILOS) DE OURO ANUALMENTE, SOB A AMEAÇA DE PERDA DE BENS DA POPULAÇÃO CASO O PAGAMENTO NÃO FOSSE FEITO: A FOI APLICADA EM 1763 E 1771.O QUE SE CHAMOU DE

a.(     ) Exploração                                                  c.(      ) Inflação

b.(     ) Derrame                                                      d.(      ) Derrama

3. EM 1788, A CAPITANIA DE MINAS GERAIS NÃO CONSEGUIU COMPLETAR AS 100 ARROBAS DE OURO COBRADAS POR PORTUGAL, O QUE GEROU RUMORES DE QUE AS AUTORIDADES DECRETARIAM A DERRAMA. OS RUMORES PROVOCARAM A INQUIETAÇÃO DA POPULAÇÃO – PRINCIPALMENTE DOS MAIS ABASTADOS, QUE TEMIAM POR SUAS POSSES QUE COMEÇOU A CONSPIRAR CONTRA O DOMÍNIO DE PORTUGAL, DANDO ORIGEM ASSIM À

a.(      ) Independência do Brasil                                   c.(       ) Guerra dos Farrapos

b.(      ) Conjuração Pernambucana                          d.(       ) Inconfidência Mineira

4. NO DIA 21 DE ABRIL DE 1792, TIRADENTES FOI ENFORCADO E TEVE SEU CORPO ESQUARTEJADO, COM OS PEDAÇOS EXPOSTOS EM ESTACAS AO LONGO DA ESTRADA ENTRE O RIO DE JANEIRO E VILA RICA, PARA QUE O CASTIGO SERVISSE DE EXEMPLO PARA O RESTANTE DA POPULAÇÃO QUE PRETENDESSE SE REBELAR. ISTO ACONTECEU

a.(      ) No dia 21 de abril de 1992                    c.(      ) No dia 21 de abril de 1892                   

b.(      ) No dia 21 de abril de 1792                    d.(      ) No dia 22 de abril de 1792                   

5. ATÉ O FIM DO SÉCULO XVIII, ESSA CAPTAL ERA O CENTRO URBANO MAIS IMPORTANTE DA COLÔNIA. COM CERCA DE 60 MIL HABITANTES, ERA TAMBÉM A CAPITAL. LOCALIZADA EM UM PONTO PRIVILEGIADO DO LITORAL, A CIDADE SE DESENVOLVEU POR MEIO DO COMÉRCIO DE MERCADORIAS VINDAS DA EUROPA E DA ÁFRICA E EXPORTADAS PELO PORTO PARA O RESTANTE DO BRASIL. ESTAMOS FALANDO DE
a.(      ) Salvador                                        b.(      ) Fortaleza

c.(      ) Rio de Janeiro                               d.(      ) São Paulo

6. O BRASIL JÁ FOI GOVERNADO POR DOIS REIS. FOI O ÚNICO PAÍS DA AMÉRICA DO SUL A ADOTAR A MONARQUIA COMO FORMA DE GOVERNO APÓS SUA INDEPENDÊNCIA. O PRIMEIRO MONARCA DO BRASIL INDEPENDENTE FOI DOM PEDRO I, QUE TOMOU FRENTE DO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO PAÍS EM 1822, MAS ABDICOU O TRONO EM 1831, QUANDO PERDEU O APOIO DAS ELITES. EM 1840, SEU FILHO DOM PEDRO II, , TORNANDO-SE O SEGUNDO IMPERADOR DO PAÍS. COM QUANTOS ANOS ELE ASSUMIU ESSA GRANDE RESPONSABILIDADE?

a.(       ) 5 anos                               c.(      ) 14 anos

b.(       ) 18 anos                             d.(      ) 16 anos

7. NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, O PORTO DE RECIFE ERA UM DOS MAIS MOVIMENTADOS DO BRASIL, GRAÇAS ÀS EXPORTAÇÕES

a.(       ) de cana de açúcar e algodão                               b.(      )  de açúcar e de algodão.

c.(       ) de algodão e café                                                 d.(      ) de café e cana de açúcar

8. EM 1820, EXPLODIU EM PORTUGAL A REVOLUÇÃO DO PORTO, QUE TINHA COMO PRINCIPAL OBJETIVO DIMINUIR OS PODERES ABSOLUTOS DO REI O MOVIMENTO GANHOU FORÇA E FORMOU-SE UM GOVERNO PROVISÓRIO QUE, POR SUA VEZ, CONVOCOU UMA ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES ELEITOS QUE SE REUNIRAM COM O PROPÓSITO DE ELABORAR UMA CONSTITUIÇÃO PARA PORTUGAL. ESSA ASSEMBLÉIA FICOU CONHECIDA COMO.

a.(      ) Portos           b. (      ) Cortes           c.(      ) Bastas                d.(      ) Mantos

9. NEM TODAS AS PROVÍNCIAS BRASILEIRAS APROVARAM A INDEPENDÊNCIA DA MESMA MANEIRA: ENQUANTO NA CAPITAL, RIO DE JANEIRO, A POPULAÇÃO RECEBEU A NOTÍCIA COM FESTAS E ACLAMAÇÕES, EM PROVÍNCIAS COMO PIAUÍ, BAHIA, MARANHÃO E GRÃO-PARÁ, FORAM GRANDES AS MANIFESTAÇÕES CONTRÁRIAS A MAIORIA DOS ESTADOS CONTRÁRIOS A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL É DA REGIÃO

a.(      ) Norte                          b.(      ) Nordeste                 c.(       ) Sul                  d.(      )Sudeste

10. ASSIM, EM JULHO DE 1840, AOS 14 ANOS DE IDADE, PEDRO DE ALCÂNTARA FOI DECLARADO MAIOR DE IDADE PELA ASSEMBLEIA GERAL E, ASSIM, PROCLAMADO IMPERADOR COM O TÍTULO DE DOM PEDRO II, NUM PROCESSO QUE FICOU CONHECIDO COMO

a.(      ) golpe da menor idade                       c.(      ) golpe da maioridade

b.(      ) golpe do rei                                       d.(      ) golpe da menoridade

MARQUE A OPÇÃO CORRETA

 

1. NA PLANÍCIE FÉRTIL LOCALIZADA ENTRE OS RIOS TIGRE E EUFRATES SE INSTALARAM
MUITOS POVOS, ENTRE ELES UM DOS PRIMEIROS A DESENVOLVER A ESCRITA.

a.(     ) os Sumérios                      c.(      ) os Incas

b.(     ) os Romanos                       d.(      ) os Astecas

2. PALAVRA DE ORIGEM GREGA QUE SIGNIFICA ‘ENTRE RIOS’

a.(     ) Mesopotâmia                   c.(      ) Eufrates

b.(     ) Tigres                              d.(      ) Sumérios

3. OS SUMÉRIOS FORAM OS PRIMEIROS A SE FIXAR NA…………………………….. EM 8500 A.C. E DESAPARECERAM POR VOLTA DE 1900 A.C.

a.(      ) Babilônia                       c. (      ) México

b.(      ) América                         d.(      ) Egito

4. A ANÁLISE DE RESQUÍCIOS DEIXADOS PELOS SUMÉRIOS LEVOU OS HISTORIADORES A ACREDITAR QUE OS MESOPOTÂMICOS ERAM POVOS DESCENDENTES DOS …………………………….. E TERIAM HERDADO O COSTUME DE CRIAR CABRAS E CARNEIROS, DOS QUAIS EXTRAÍAM OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE SUA ALIMENTAÇÃO.

a.(      ) sedentários                   c.(      ) nômades

b.(      ) indígenas                     d.(      ) escravos

5. PARA APROVEITAR A FERTILIDADE DO SOLO DA MESOPOTÂMIA, OS SUMÉRIOS EXECUTARAM  GRANDES OBRAS HIDRÁULICAS CAPAZES DE CONTROLAR O VOLUME DE ÁGUA DOS RIOS TIGRE E EUFRATES: O CONTROLE DAS ENCHENTES POSSIBILITOU O DESENVOLVIMENTO E A EXPANSÃO DA .........................................
a.(      ) horticultura                   b.(      ) floricultura

c.(      ) eqüinocultura               d.(      ) agricultura

6. ENTRE AS PRIMEIRAS CIDADES DA MESOPOTÂMIA ESTÃO

a.(       ) Ur,Urubuc, Nepal e Eriduc        c.(     ) Uru, Urubuc, Mippuc. Eriduc

b.(       ) Ur, Uruk, Nippur e Eridu           d.(     ) Ur, Urik, Nippur e Eriduc

7. ENTRE OS SUMÉRIOS, ALGUMAS PESSOAS COMO AS MAIS IDOSAS, AS MAIS RICAS E OS LÍDERES GUERREIROSACABAVAM ADQUIRINDO PRESTÍGIO SOCIAL E ASSUMINDO A LIDERANÇA DE UMA CIDADE.
 COM O TEMPO, ENTRE AS LIDERANÇAS, UMA PESSOA SE DESTACOU E ASSUMIU O STATUS DE .................

a.(       ) Prefeito                                    b.(      )  Rei

c.(       )   Governador                            d.(      ) Sacerdote

8. OS POVOS SUMÉRIOS ACREDITAVAM EM MAIS DE 3 MIL DEUSES. CADA CIDADE SUMÉRIA TINHA SEU DEUS PROTETOR, POR ISTO ERAM

a.(      ) monoteístas           b. (      ) politeístas              c.(      ) Ateus                  d.(      ) Católicos

9. ERAM CONSTRUÍDOS NAS CIDADES PARA HOMENAGEAR OS DEUSES E TAMBÉM COMO FORMA DE OSTENTAÇÃO DE PODER E RIQUEZA, TAMBÉM ERAM UMA INSTITUIÇÃO CONTROLADORA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

a.(      ) Os templos (zigurates)                      b.(      ) Os castelos

c.(      ) Os Montes                                         d.(      ) Os palácios

10. ASSIM COMO AS LÍNGUAS, A ESCRITA CUNEIFORME TAMBÉM SE ESPALHOU PELO CONTINENTE AFRICANO, E FOI UTILIZADA NO ORIENTE MÉDIO ATÉ OS PRIMEIROS TEMPOS

a.(       ) Da Era Moderna                              c.(      ) Da Era Cristã

b.(       ) Era Antiga                                       d.(      ) Era da Pedra

bottom of page